Desratização



Problemas Causados por ratos

Os ratos são considerados também pragas agrícolas devido ao grande prejuízo que causam nas lavouras (destroem as sementes recém-plantadas e atacam os cereais na espigagem). Nas criações de aves devoram ovos e filhotes e nos armazéns e silos de grãos atacam os grãos, rações e farelos depois de colhidos e armazenados. Essas perdas econômicas chegam até 30% da produção de grãos mundial, sendo que no Brasil este prejuízo é da ordem de 4 a 8% da produção nacional de cereais, raízes e sementes.
Nas cidades o prejuízo econômico que estes animais trazem são provocados por suas roeduras em fios, cabos elétricos, de telefonia o que pode levar a curtos circuitos, pane em equipamentos ou sistemas de controle de edifícios ou até mesmo incêndios. Estas roeduras também danificam mobílias e matérias.
No aspecto sanitário os ratos se destacam como vetores de transmissão de inúmeras doenças ao homem, participando da cadeia epidemiológica, de forma direta ou indireta, de pelo menos 30 zoonoses. Leptospirose, Peste, Tifo Murino, Hantaviroses, Salmoneloses, Esquistossomose, Febre da ordedura e Triquinose são algumas destas.